Por:
Blog
jul 2022
Você utiliza lacres de segurança em seus processos, mas eles não estão cumprindo a função principal que é proteger? Isso é mais comum do que se pode imaginar.
Cada lacre possui um objetivo específico e se isso não é levado em conta na hora da compra, você só estará jogando dinheiro fora. Mas como saber se o objetivo do lacre está de acordo com a sua necessidade?
Cada lacre de segurança tem uma função específica. Alguns são fabricados para oferecer pouca resistência à violação, como é o caso dos adesivos VOID. Outros possuem uma resistência considerável, mas o suficiente para quebrar sem o auxílio de uma ferramenta específica. Neste caso podemos citar os lacres plásticos de espessura média.
Há também os lacres mais resistentes, geralmente produzidos em material metálico. Alguns possuem regulagem em manivela, o que torna a liberação mais fácil. Outros, no entanto, são quebrados apenas com o uso de ferramentas específicas.
Para o que você quiser proteger ou personalizar, sempre há um lacre específico. Mas, da mesma maneira que um lacre de papel em um produto úmido é garantia de fracasso, é essencial saber alinhar a função do lacre com a necessidade do seu produto.
Algumas empresas preferem comprar um lacre diferente por ser mais barato. Mas esse é um barato que pode sair muito caro. Os riscos de um lacre errado ou mal aplicado são enormes.
Acidentes, danos ao produto, desperdício de tempo e recursos, são apenas algumas possíveis consequências. Aplicar um lacre aleatório sem antes pesquisar a funcionalidade dele, é dar sorte ao azar. E depois nem adianta tentar culpar o produto, afinal, ele não foi feito para aquela função.
Alguns segmentos possuem lacres específicos, como é o caso dos lacres para medidores de água. Mas a realidade é que a maioria dos produtos não possui para si um modelo específico, o que torna a chance de erro maior. Para você identificar se está utilizando o lacre certo, ou não, preparamos duas perguntinhas bem simples para você responder:
1- Seu lacre ROMPE quando não deveria romper?
2- O seu lacre NÃO ROMPE quando deveria romper?
Se a resposta para qualquer uma dessas perguntas for SIM, você está utilizando o modelo errado. Mas fique tranquilo, nós vamos te ajudar a resolver isso.
Antes mesmo de começar a cotação de lacres, saiba exatamente qual é o processo pelo qual o lacre vai passar. Calor, frio, umidade, contato com produtos químicos, impactos sofridos, qual o material a ser lacrado, etc. Essas informações vão ajudar o seu fornecedor a indicar qual é o lacre ideal para o seu produto.
E por que não? O estudo de mercado está aí para isso. Entender os acertos de grandes players do seu segmento, os produtos que elas utilizam, e usar isso a seu favor. Às vezes a trilha já está pronta, é só seguir. Isso sim é inteligência de mercado!
Peça amostras, fotos e vídeos do produto. Analise com calma e faça todos os testes necessários. Desta forma, você consegue garantir a eficiência na usabilidade do lacre escolhido.
Os vendedores estão em contato diário com empresas que possuem as mesmas dores que a sua. Eles poderão te falar com detalhes qual é o produto ideal para você. Portanto, ouça as sugestões que eles têm a dar.
Por último, mas não menos importante, encontre um fornecedor confiável. Não adianta acertar no modelo do lacre se ele não for de qualidade, não é? Pesquise o histórico, a reputação e a qualidade do seu fornecedor. Dê preferência a produtos com certificações, para garantir que você está comprando lacres de boa procedência. Todo cuidado é pouco!
Se ainda restou alguma dúvida sobre como escolher o lacre ideal para o seu segmento, em nosso site, nós separamos os lacres pelos principais segmentos de mercado, para facilitar a sua busca. Se ainda assim precisar de suporte, fale com a Lacrefix em nossos canais de atendimento.