Por:
Blog
maio 2022
Por: Laís Maressa – Lacrefix
02/05/2022 – 08:00
Maio é o mês escolhido pelo Poder Público, com a ajuda ativa da população, para tratar sobre os Acidentes de Trânsito.
Segundo o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST), em 2022, acontecem por hora cerca de 72 acidentes e 32 mortes por dia no Brasil. E, apesar do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) celebrar o seu 24º ano, os condutores demonstram cada vez menos responsabilidade nas vias.
Existe uma grande necessidade de educação de trânsito no Brasil, pois os recém-habilitados acabam possuindo apenas duas escolhas: adequam-se ao trânsito feroz ou dirigem com medo. Assim, cada vez mais formamos pessoas despreparadas para o trânsito. Desenvolvimento não é encarnar filmes de carros em alta velocidade e nem tampouco atrapalhar a fluidez das vias. Isso porque o equilíbrio é fundamental, meus caros.
A realidade é que as pessoas vivem suas vidas corridas e descontam seus atrasos, a falta de planejamento e o tráfego intenso no trajeto para o trabalho. Assim, a maior parte dos problemas acontecem. Por vezes, pequenas distrações como ouvir música muito alta e até mesmo parar o carro em local indevido causam acidentes. Apesar de muitas dessas faltas serem consideradas penalidades de acordo com o CTB, as pessoas continuam mantendo esses hábitos, até que acidentes aconteçam.
Além das ações dos governos, os próprios condutores podem fazer suas partes nesse projeto. Para isso, largar maus hábitos e influenciar outros motoristas a agirem de forma correta pode ajudar a evitar muitas mortes.
Os acidentes podem matar e, quando não tiram vidas, podem deixar traumas e sequelas nas pessoas envolvidas até o fim de suas histórias. Não somente os condutores sofrem, mas também suas famílias. E, por isso, é tão importante que todos leiam sobre as leis de trânsito e dirijam sempre com a máxima atenção!
Por isso, preserve a sua vida e cuide do próximo!
O sinal está verde para a vida! ?
Visite: Maio Amarelo
Fonte: Trânsito no Brasil